Em busca do sabonete perfeito!

Vejo que é uma dúvida constante entre a maioria das pessoas a escolha do sabonete ideal para a pele do rosto.

Segundo os dermatologistas é preciso se atentar ao pH do sabonete e verificar se ele é compatível com o do nossa pele.

Mas o que é esse pH?

O Ph ( potencial de hidrogênio) é um símbolo que índica a acidez, neutralidade e alcalinidade de uma solução, vamos mostrar de forma um pouco mais simples.

O Ph pode variar numa faixa de 0 a 14, sendo que quanto mais próximo do 0, mais ácido; já se o valor está mais para 14, mostra um pH alcalino. O pH 7 é considerado neutro.

Os sabonetes devem ter pH próximo ao da pele (que no rosto fica entre 5,4 e 5,6), para evitar alterações na acidez cutânea o que pode acarretar diversos problemas, como ressecamento, efeito rebote( produção excessiva da oleosidade), e tudo isso pode leva ao envelhecimento precoce da pele!!!!

Tipos de sabonetes

Em relação a textura dos sabonetes encontramos normalmente em 2 formas na liquida e em barra.

A função do sabonete é limpar a camada mais externa da pele, mas alguns removem acamada natural que ela possui, como é o caso do sabonete em barra que possue um pH na faixa de 8 a 9,5. Eles tendem a deixar a pele mais ressecada, por serem mais alcalinos. Por isso só indicamos o uso desse tipo de sabonete em caso de tratamentos de acne inflamatória, por ser mais abrasivo, atuando como um secativo para a pele, principalmente se auxiliado por outras substâncias próprias para o tratamento da mesma.

Já os líquidos contêm detergentes e, geralmente, têm a vantagem de ficar com o pH mais próximo da neutralidade, e do Ph da nossa pele!!! Portanto esse tipo de textura é a mais indicada!

Dentro dessa textura liquida encontramos um específico para cada tipo de pele, como para peles sensíveis, oleosas, acneicas, normais e secas.

Segue um vídeo indicando para vocês qual é o tipo de sabonete ideal para o seu tipo de pele!

Autora
Livia Mendonça – Dermoconsultora

2015-10-02T15:06:17-03:00
Atendimento Whatsapp